Separamos cinco sites de artistas que utilizam a plataforma de maneira criativa e ampla, tanto para registro e apresentação de trabalhos específicos no formato digital como para catalogação de suas produções.

1. Andrei Thomaz http://www.andreithomaz.com

Artista Visual e programador brasileiro, ao acessar os projetos de seu site encontramos trabalhos em diversas mídias, digitais e analógicas. How many lines are needed to erase a black rectangle e Somewhere In Time são alguns dos exemplos que podem ser contemplados diretamente na plataforma virtual, são trabalhos que a utilizam para tratar de temas comuns as práticas artísticas e possibilitam o uso criativo da rede.

É um artista português, formado em artes plásticas pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e mestre em Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho. Integrou a geração da poesia visual portuguesa da década de 1980 e a partir de 2005 desenvolveu um conjunto significativo de poesia cibernética e electrónica, em linguagem script, que designou por «Scriptpoemas» Situado entre o experimentalismo semiótico e alguma iconografia lírica documental seus trabalhos podem ser vistos diretamente em seu site.

3. Gerhard Richter https://www.gerhard-richter.com

Pintor alemão que possui uma vasto trabalho em relação a materialidade da imagem, sua produção circunda aspectos figurativos, pois a maioria é baseada em fotografias ou paisagens, construtivistas, fundamentada em tabelas de cor e abstrata. A variedade no seu trabalho não indica uma falta de interesse pela realidade mas uma grande confiança ao apresentar modelos diferentes de forma a transmitir isso mesmo, combinando tanto a figuração como a abstracção. Apesar de seu trabalho importante no campo da pintura, fez também peças com vidros e espelhos, além do seu Atlas, uma colecção de imagens fotográficas por ele recolhidas, todas catalogadas e disponibilizadas em seu site. 

4. Giselle Beiguelman http://www.desvirtual.com

Brasileira, pesquisa preservação de arte digital, arte e ativismo na cidade em rede e as estéticas da memória no século 21. Desenvolve projetos de intervenções artísticas no espaço público e com mídias digitais. Em seu site podemos visualizar seus trabalhos, sendo que alguns possuem interação virtual, recomendamos a visita em todo o segmento WEB ART + MOBILE.

5. Olafur Eliasson http://www.olafureliasson.net

Natural da Dinamarca, sua arte é direcionada por seus interesses em percepção, movimento, experiência corporificada e sentimentos de si, se esforçando para tornar as preocupações da arte relevantes para a sociedade em geral. A arte, para ele, é um meio crucial para transformar o pensamento em fazer no mundo. Em seu site temos acesso a diversos de seus trabalhos, exibidos amplamente em diversos países, de uma maneira bastante criativa e imersiva.

Deixe uma resposta