015

O FlipaClipe é um Aplicativo destinado a criação de animações quadro-a-quadro estilo bloco de papel, com interface limpa e ferramentas intuitivas, onde você cria animações rapidamente sem complicações. O que chama atenção neste aplicativo é realmente a facilidade com que você se adapta a ele, em alguns minutos é possível ver suas formas e traços ganharem movimento. Ao iniciar um projeto você deverá nomeá-lo, escolher o tamanho da sua tela podendo optar entre os formatos para YouTube, Instagram, vimeo, facebook e tumblr, assim como o número de quadros por segundo, que vão de 1 à 30 quadros, para auxiliar a visualizar a velocidade que a quantidade de quadros representa por segundo, a animação de uma bola quicando é exibida.

Quanto ao fundo você pode optar pelos cenários prontos, folhas que simulam vários papéis, padronagem, cores sólidas, tirar uma foto instantaneamente ou importar uma imagem de sua galeria.

011

010

007

Para compor suas ilustrações você terá à disposição os seguintes recursos, lápis, pincel, caneta nanquim, marca texto e borracha, podendo alterar espessura e intensidade.

009

008

A ferramenta laço é fundamental na seleção de elementos, pois possibilita a alteração da dimensão, a posição, e copiar / colar seu esboço nos próximos quadros, que inclusive dispõe da função ‘casca de cebola’ permitindo que você veja o quadro anterior como imagem fantasma, igual a uma animação em papel, essencial para a continuidade e movimento de seus objetos. Camadas também podem ser adicionadas em cada quadro, facilitando na organização de seus elementos.

A possibilidade de importar áudio e vídeos em seu projeto também é muito interessante pois você pode usar como parte da narrativa ou como cenário para seus personagens. Para formas básicas e linhas temos a régua, e a ferramenta texto para o caso da utilização de diálogos ou informações. Na escolha das cores é possível criar suas paletas ou optar entre as 8 paletas prontas.

Apesar do FlipaClipe não oferecer muitas ferramentas de desenho e nem opções avançadas para as mesmas, é possível criar tranquilamente suas animações mesmo na versão gratuita, que conta com algumas restrições como por exemplo, limite de 3 camadas por quadro, anúncios esporádicos, marca d’água no canto inferior esquerdo, configurações limitadas de ‘casca de cebola’ e o limite de 6 segundos para vídeos importados, que enfim podem ser desbloqueados com a compra do pacote premium no valor de R$19,99 o que convenhamos é bem barato pelos recursos que o aplicativo oferece. De qualquer forma independente da versão, vale muito a pena experimentar este eficaz aplicativo.

11

04_

Deixe uma resposta