fbpx

A importância da produtividade na Criatividade

Se você está em busca de ter mais produtividade em sua carreira artística, deve ter atenção especial em seus processos operacionais.

Atualmente, a produtividade de muitas pessoas está em baixa. Com artistas não é diferente. Isso se deve a complexidade do momento em que vivemos, onde temos que tomar muitas decisões, que em alguns momentos nos deixam estagnados.

Neste artigo você vai saber mais sobre o que são os processos operacionais, sua relação com a criatividade e saber como ter um pouco mais de produtividade a partir de 5 dicas básicas.

Quer estabelecer uma forma de trabalhar que te permita ser mais produtivo e criativo, continue lendo este artigo.

Definindo Processo Operacionais

De uma forma básica, os processos operacionais são tarefas necessárias para que a coisa aconteça. 

Em relação às práticas artísticas, os processos operacionais envolvem toda e qualquer atividade de sua carreira e como essas atividade são feitas: atividades administrativas, de produção, de divulgação, de negociação, enfim, qualquer atividade.

Em outras palavras, é o “o que fazemos” e o “como fazemos”.

O fato é que com as novas tecnologias, nós temos muito mais facilidade em termos operacionais. Os aplicativos que convergem para um único aparelho, por exemplo, permitem que tenhamos na palma de nossa mão quase tudo que precisamos para realizar nossas tarefas. 

Mas, quanto maiores forem as opções, mais dificuldade teremos em tomar decisões. Atualmente, existe uma crise de produtividade por causa das novas tecnologias.

A dificuldade de produzir e seu impacto na criatividade

As pessoas sofrem com problemas de atenção, foco e objetividade. Isso porque é muito fácil ficar perdido em meio a tanta informação. 

No mundo do trabalho isso se reflete de inúmeras formas. A procrastinação, ou seja, o hábito de deixar tarefas importantes para depois é muito comum. A confusão em saber qual ferramenta usar em meio a tantas opções também é um problema considerável. 

Tudo isso, além de afetar a produtividade em si, fazendo com que nosso potencial seja dispersado em tarefas inúteis, acaba com nossa criatividade. 

Para termos criatividade é necessário um estado mental específico, onde o cérebro “vibra” em uma onda de relaxamento. E e se nos colocamos em estados muito agitados, de incertezas, relacionados ao estresse ou ansiedade, a criatividade vai por água abaixo. 

Quanto mais frustrados, ansiosos ou estressados ficamos, menor é a nossa criatividade. E quanto mais decisões (mesmo pequenas, como escolher o que vestir) tomamos, mais energia iremos desperdiçar. E como sabemos, nossa realidade é marcado pelo excesso. 

Os processos operacionais tem tudo haver com isso, já que quando estão bem estabelecidos, não perdemos tempo preocupados com coisas básicas. Todas as nossas atividades estão sob nosso controle. 

Para ter uma produtividade alta com grandes níveis de criatividade é necessário que você tenha sob seu controle as suas atividades. Sem perder tempo e energia com tarefas e decisões inúteis que desviam seu foco e consomem sua energia. 

Nós não somos máquinas e por isso temos que trabalhar em um ritmo que nos permita viver bem. Assim evitamos problemas de de saúde, o que torna nossa carreira muito mais duradoura e promissora. 

Mas como ter processos operacionais adequados? 

Vamos falar de cinco pontos básicos que podem contribuir para que seus processos operacionais sejam mais adequados. Esse pontos, são dão conta de tudo, mas podem ser um bom ponto de partida.

Ponto #1: Saber o que é ou não é importante de se fazer

É preciso que suas atividades tenham um hierarquia de importância. 

Comece mapeando o que é mais importante e que irá gerar mais resultados e exclua aquilo que é irrelevante. Uma das piores coisas para a produtividade é fazer tarefas desnecessárias. Apenas focando no que realmente importa, é possível alcançar grande resultados.

É claro que para isso é preciso estipular objetivos claros, pois é através deles que você saberá quais ações executar. Portanto, defina onde você quer chegar com sua carreira e quando. Quanto mais específico for, mais palpável será seu objetivo.

Ponto #2: Saiba quais ferramentas utilizar

Ter isso bem definido, assim como saber como usar tais ferramentas é fundamental. Isso evita uma migração constante de uma ferramenta para outra ou se perder em tantas possibilidades.

É importante limitar as ferramentas utilizadas porque assim é possível tirar o melhor de cada uma. Esse processo auxilia no aprendizado técnico.

Ponto # 3: Estabeleça uma rotina

Essa palavra pode soar anti criativa, mas na verdade não é. Com uma rotina bem planejada é possível arrumar tempo para tudo o que é importante.

Mantendo as coisas no lugar e fazendo com que sua cabeça não se mantenha ocupada com informações desnecessárias. E com a mente livre a criatividade flui da melhor maneira possível.

Ter hábitos estabelecidos permitem saber exatamente o caminho que deve ser seguido para a execução de uma tarefa. Isso irá fazer você seguir uma trilha que pode ser aperfeiçoada conforme a prática. Cada vez gastando menos energia.

Ponto #4: Dizer não

Se você quer ter uma rotina eficiente, com maior produtividade, com certeza terá que dizer a não a pessoas e situações que aparecerem e que não forem prioridades. 

Dessa maneira, você evita se comprometer com outras atividade que podem, inclusive, gerar arrependimento futuro. Então respeite a sua agenda e evite sobrecarregá-la com atividades que não sejam fundamentais. 

Ponto #5: Isolamento do ambiente de trabalho

Isso é importante para evitar interrupções. Se você quer concentração para realizar uma atividade é de extrema importância fazer com que sua concentração permaneça ativa, evitando interrupções que podem comprometê-la. 

Blinde seu ambiente de trabalho. Se você trabalha em casa e outras pessoas vivem nesse local, simplesmente avise para que não haja interrupções.

Conclusão

Com esses cinco pontos básicos você já pode iniciar sua caminhada rumo a processo operacionais mais otimizados. 

Lembre-se, quando damos um passo de cada vez, tendemos a chegar onde queremos. Então incorpore essas dicas como pequenos hábitos e veja o resultado ao longo do tempo. Sua carreira agradece.

Se você tem interesse em em desenvolver este e os outros dois pilares, ou seja, repertório artístico, modelo de negócios artísticos e os processos operacionais, eu te convido a baixar uma cópia gratuita do e-book 3 pilares para se desenvolver artisticamente.

Basta clicar aqui e fazer o download.

Compartilhe esse conteúdo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp