fbpx

Anabia participa da Lida_005 com seu trabalho escapismo. Confira abaixo algumas ideias que fazem parte de seu processo criativo.

Escapismo traz a tona os movimentos de um corpo encarcerado, uma alegoria para a sociedade do controle. Como seu trabalho escapismo se relaciona com essa tensão entre corpo e encarceramento?

Escapismo usa de um signo já explorado nas questões de liberdade e enquadramento das ideias: o passarinho engaiolado. Inquieto, tomado de uma ansiedade e de uma agonia, sentimentos esses somados por uma trilha sonora que os potencializa levando o espectador para outro estado. Estado corporal, incômodo que parte das vísceras, inquietante…

Seu trabalho dialoga com a dança e escapismo é definido com um vídeo dança. Qual a relação entre artes visuais e dança em seu trabalho?

Tenho formação em dança mas meu interesse inicial foi nas artes visuais. Conforme o tempo passou eu fui naturalmente relacionando um e outro das formas que encontrava para tal. A tecnologia do vídeo me deu mais um campo de trânsito e pesquisa para ambas as linguagens. Chamo de videodança pois é um trabalho que transcende as linguagens de vídeo e dança, pois o video se faz como um novo “olhar”, uma nova forma de enxergar dança, a dança percebida para além do corpo humano dançante. Essas características podem ser percebidas em Escapismo pelo controle coreográfico entre os movimentos do pássaro, dos cortes da imagem para/com a música.


O processo de produção de escapismo é beneficiado pelas tecnologias digitais, seja na captação com uma câmera leve, som de banco de dados, etc. Qual é a importância das novas tecnologias na produção de seu trabalho?

Escapismo é fruto de uma urgência, ele foi produzido em um momento que tecnologias muito sofisticadas não estavam ao meu alcance, portanto foi preciso criar soluções que, no final, se mostraram eficazes, provando que é possível sim desenvolver um trabalho com tecnologias acessíveis: uma câmera de celular, aplicativos de edição simples e músicas disponíveis gratuitamente. Com certeza o advento dos smartphones de cada vez mais qualidade é um avanço muito importante pois dá oportunidade para artistas com menos recursos não deixarem de produzir.

***

Acesse Escapismo assinando gratuitamente a Lida.

Compartilhe esse conteúdo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp