fbpx

Práticas Artísticas Contemporâneas

Tenha acesso aos principais conceitos de arte contemporânea e compreenda de uma vez por todas a produção artística atual.

Este curso 100% online foi feito para você desenvolver seu repertório a partir dos principais conceitos de arte contemporânea.

Tenha acesso a um conhecimento estruturado, artigos e trabalhos de arte como referência.

Mas antes de falar sobre os detalhes, vamos a uma pequena história.

Era 2013, e eu estava terminando meu trabalho de conclusão de curso para me graduar em artes visuais. Naquele tempo eu trabalhava no maior museu da minha cidade como estagiário. Meu trabalho era basicamente entregar caixas de folders na recepção e de catálogos na loja do museu.

Por isso, sempre andava com um carinho cheio de caixas. Era um trabalho braçal, que exigia esforço físico mas não intelectual. Eu gostava porque diferente de outros estagiários que guiavam grupos pelas exposições, quando eu não estava realizando meu trabalho podia ler e escrever, e como aquele era um momento crucial da minha formação, poder realizar essa atividade me ajudou muito.

Em um dos dias em que estava trabalhando em meu tcc, minha chefe perguntou qual era o tema. Respondi que era sobre as relações espaciais na arte contemporânea. Ela logo me disse: “Legal. Mas vou falar a verdade. Trabalho aqui no museu e realmente não consigo entender a arte contemporânea, porque parece que qualquer coisa é arte. Eu realmente fico perdida quando vejo uma exposição dessas, saio sem entender nada. Porque a arte contemporânea é tão confusa?”

Eu achei engraçado porque já tinha ouvido outras pessoas dizendo que não entendiam nada da produção de arte atual. Mas fiquei refletindo quando ela me fez a pergunta. Porque a arte contemporânea é tão confusa?

Então respondi algo que me acompanha até hoje: “Na verdade as pessoas acham a arte contemporânea confusa porque elas observam a partir de um olhar da arte moderna, buscam respostas e significados, quando na verdade elas apresentam questões.”

Talvez eu não tenha realmente respondido a sua dúvida. Mas ela ficou pensando naquilo.

Lembrei desse episódio quando decidi escrever este e-mail porque o curso que eu desenvolvi de alguma forma dialoga com a minha resposta.

É claro que hoje, quase seis anos depois, eu teria respondido de uma forma mais completa.

Teria dito para complementar que as concepções de obras de arte, de artista e de instituição artística foram modificadas. E que quando olhamos para a produção artística atual a partir de uma visão tradicional desses termos, acabamos ficando confusos.

Pois, a obra de arte atual não pode mais ser considerada um objeto finalizado(embora eles sempre estejam presentes), mas sim um processo. E essa obra não comunica um significado do artista, mas antes faz com que o espectador busque seus próprios sentidos a partir de sua experiência com a obra.

Artistas atuais também não são seres expressivos (pelo menos na minha concepção de arte), mas sim articuladores de situações e experiências onde não há total controle, pois são completadas pelos espectadores. Não quero dizer que não há expressão. Sim, há. Mas em tudo o que fazemos, isso não é exclusividade da arte. Além do fato que atualmente é quase impossível identificarmos um sujeito íntegro capaz de uma expressão pura, como era na “tradição moderna” (que termo louco esse, não? Pois é, estamos em 2019 rsrs).

E as instituições também não podem ser encaradas do mesmo modo como foram concebidas nos últimos séculos. A arte extrapola a institucionalidade e se funde com o cotidiano. Além disso, que disse que precisamos de instituições para legitimar um trabalho de arte?

Na minha visão, essas 3 concepções são fundamentais para compreendermos a mudança nas artes visuais durante o século XX e sua condição neste início de século.

Somado a isso, eu diria que existem 3 conceitos básicos que possibilitam uma reflexão sobre a arte atual:

  1. A abertura da obra de arte para o espaço-tempo.
  2. O campo expandido da arte.
  3. A especificidade do contexto

E essa é a exata estrutura do curso práticas Artística Contemporâneas. Um curso online pensado para uma compreensão geral da produção artística, para além do pluralismo do tudo vale. Pluralismo esse que como aponta o crítico e teórico Hal Foster, normalmente é usado por forças conservadoras que querem de alguma forma impedir a atuação crítica da produção contemporânea.

O valor é de 297 reais e pode ser parcelado em até 12x no cartão de crédito. Isso dá menos de 1 real por dia.

O que você irá aprender neste curso?

Módulo 1: A Crise da Modernidade

  • Introdução à crise da Modernidade.
  • A Crise da Obra de Arte Moderna.
  • A Crise da Imagem do Artista Moderno.
  • A Crise da Instituição Artística Moderna.
  • Inconclusões.

Módulo 2: Conceitos Fundamentais da Arte Contemporânea

  • Arte, Espaço e Tempo.
  • O Campo Ampliado da Arte Contemporânea.
  • Relações de Poder.
  • A Especificidade do Contexto.

Módulo 3: Os Meios na Arte Contemporânea

  • Pintura.
  • Escultura.
  • Fotografia.
  • Vídeo.
  • Som.
  • Performance.
  • Instalação.
  • Proposição.
  • Intervenção.
  • Proposição.
  • Apropriação.

O curso é 100% online e conta com uma plataforma completa que permite o acesso em diversos dispositivos como computadores, tablets e celulares. Por meio de uma conexão com a internet você pode acessar quando e quantas vezes quiser. Na plataforma também é possível tirar dúvidas e fazer comentários. Aqui você não sai com dúvidas.

As aulas são em vídeo e contam com imagens ilustrativas do trabalhos abordados como exemplos. Serão analisados trabalhos de artistas como Richard Serra, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Robert Morris, Marina Abramovic, Hélio Fervenza, Pedro Costa, entre outros.

O pagamento é mediado pela Eduzz,com garantia de 7 dias e segurança total na transação financeira e nos seus dados.

Quer compreender a arte contemporânea de forma objetiva e estruturada? Faça parte do curso Práticas Artísticas Contemporâneas agora mesmo.

Faça parte agora mesmo!

R$297,00
  • Aulas 100% online
  • Conteúdos Exclusivos
  • Chat para tirar dúvidas

Formas de Pagamento

Boleto bancário

Até 12x no cartão de crédito

PayPal

Assim que o pagamento for confirmado, você receberá o acesso automaticamente.

%d blogueiros gostam disto: