fbpx

A mostra Gestos Estratégicos ocorreu entre os dias 16 e 31 de maio de 2018 e foi pensada como um espaço expositivo e produtivo. Através da experimentação das novas formas de trabalho que emergem com as tecnologias digitais, buscou-se tornar a arte politicamente ativa através do compartilhamento dos meios materiais e imateriais de produção.

A exposição instalou no Espaço Cultural Mulher, trabalho e memória um ambiente de trabalho colaborativo: artistas puderam trazer seus cadernos, celulares, computadores e materiais para desenvolver pesquisas e práticas no espaço. Também foi disponibilizado um computador com acesso a um banco de dados com arquivos diversos sobre arte e cultura: a biblioteca digital mandrana.

Neste mesmo lugar foram expostos  trabalhos de Arthur Tuoto, Fran Favero e Mariana Aguiar Battistelli. As propostas variaram entre instalações de vídeos, sons e pinturas e exibições de filmes.

Durante o período expositivo ocorreu o workshop processos artísticos contemporâneos, destinado a pessoas que queriam conhecer melhor as possibilidades atuais de criação em arte e o impacto dessa criação na esfera coletiva. 

O espaço foi aberto para outras propostas que surgiram no decorrer do processo, como leituras coletivas de livros e a proposta da Companhia Salmonela Performática, que executou leitura de cartas feitas durante a vigília dedicada ao ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ficha Técnica

Artistas participantes: Arthur Tuoto, Fran Favero e Mariana Aguiar Battistelli. Curadoria: William Moreira dos Santos. Produção: Stephanie Diniz. Apoio: Espaço Cultural Mulher, Trabalho e Memória e Livraria Vertov.

Fotos da Mostra

Amostra foi estendida através de uma publicação digital, onde você pode ter acesso aos trabalhos apresentados e a uma entrevista com artistas participantes. O catálogo pode ser baixado gratuitamente: clique no botão abaixo e saiba mais.

contato@mandrana.com