fbpx

A arte hoje tem o desafio de atuar de maneira construtiva em um mundo que se apresenta cada vez mais rápido, fragmentado e interdependente.  

Passamos por transformações tecnológicas, econômicas e sociais que parecem proporcionar infinitas possibilidades de existir, mas não sem nos colocar em um caldeirão globalizado, que por sua vez, caracteriza o choque entre diferentes realidades coexistentes.

Em um mundo mundo marcado pela midiatização da experiência, qual é o papel da arte? Em um contexto em que nenhuma estrutura parece sobreviver sem ser colocada em crise, deve a arte ainda colocar suas formas na direção da denúncia ou ela deve voltar-se para a construção de novas possibilidades de existência? Questões como essa nos impulsionam a desenvolver nossas atividades.

Entendemos que a arte é uma prática privilegiada, que tem ao mesmo tempo poder de resgate e de transformação cultural. Ela é capaz de mudar nossas percepções, contribuindo ativamente na construção do que somos e do que queremos ser. É a chance de transformação que temos diante de realidades vertiginosas. Mas atribuir esse poder à arte é ao mesmo tempo revestí-la de responsabilidades.

Uma delas é com o público, que por mais múltiplo e crescente, ainda parece estar distanciado das práticas artísticas, contemporâneas ou não. Por isso é necessário investir nos participantes da arte, aproximando produção e consumo, pois sem esses o potencial de transformação é menor.

Outra responsabilidade é com os artistas, que precisam de formação direcionada para o contexto atual e de condições adequadas de trabalho e pesquisa. Para que a arte seja efetiva, os agente culturais envolvidos, devem atuar de maneira estratégica e sustentável. Isso envolve o fomento do mercado cultural em suas diferentes ramificações.

A terceira responsabilidade é com a inovação. Não apenas a inovação por si mesma, mas sim a inovação estratégica, desenvolvida para a transformação de contextos específicos, que hoje relacionam local e global.

Trabalhamos com a missão de promover trabalhos de arte que utilizem as novas tecnologias de comunicação e contribuam com novas formas de vida. Levando em conta aspectos sociais, econômicos e ecológicos que visem uma transformação cultural.

Nos interessamos em propostas que experimentem em suas construções formais e na formulação de questões. Aquelas que nos fazem sentir e refletir de formas diferentes, ampliando nosso poder de transformação.

Nossa visão é pautada pela ideia de que o presente permite atuações coletivas e formas de trabalho inovadoras que podem proporcionar a sustentabilidade da produção cultural.

Temos na preservação da vida nosso valor primordial, pois entendemos que a arte tem o dever e o poder de contribuir beneficamente para a existência coletiva.

Defendemos também que a valorização da cultura é uma via de mão dupla, onde se preserva um passado, ao mesmo tempo que as condições para uma transformação cultural é almejada. Isso só pode ocorrer a partir da aceitação de inúmeras manifestações culturais coexistentes, por isso a mandrana valoriza a diversidade e a pluralidade de ideias e experiências.

Além disso, entendemos que a utilização das novas tecnologias no processos de trabalho devem ter como direção a preservação do meio ambiente em suas diferentes formas. Por isso, toda e qualquer ação da empresa deve visar o menor impacto ambiental possível e investir no sentido de sua preservação.

Acreditamos que a arte pode nos levar a viver de uma forma pacífica, colaborativa e ecológica. Você partilha dessas mesmas ideias? Confira mais detalhes do nosso trabalho e veja como podemos fazer juntos.

Para uma realidade complexa,
uma atuação complexa.

Buscamos reunir nossos esforços estrategicamente em quatro direções.

Formação

Desenvolvemos atividades de formação artística para contextos globalizados.

produção cultural

Fomentamos a cultura através de trabalho em rede e processos colaborativos.

distribuição

Distribuímos trabalhos de arte de diferentes formatos e por diferentes meios.

midiatização

Refletimos e compartilhamos práticas artísticas por meio de atividades midiáticas.

entre em contato

Estamos Abertos para Iniciativas Criativas

Nós desenvolvemos atividade com inúmeros agente culturais. Se você desenvolve práticas artísticas, curadorias, críticas ou educativas que de alguma forma se relacionam com nossas missões, visões e valores, entre em contato através de nosso e-mail. Se você tem interessem em conteúdos sobre arte contemporânea em suas múltiplas formas, convidamos a conferir nosso blog e nossos conteúdos nas redes sociais. Você pode fazer isso facilmente assinando a nossa newsletter logo abaixo.